Quero ser político, quais cursos devo fazer?

Quero ser político, quais cursos devo fazer?

A carreira política pode parecer um tanto quanto atraente para muito em virtude dos benefícios que ela oferece, como os auxílios, verbas, entre outras coisas.

Porém, mais do que isso, ela é uma oportunidade de ajudarmos a mudar os rumos futuros do nosso país. Afinal de contas, é através dos políticos que leis são criadas, modificadas e extintas.

Pensando nisso, hoje daremos dicas bem interessantes para você que está interessado ou interessada e entrar pela carreira da política.

Então vamos começar!

Requisitos básicos:

Antes de ingressar na carreira política é necessário que você observe se atende alguns requisitos básicos, como esses que vamos te mostrar a seguir:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado.
  • Estar no pleno exercício dos direitos políticos (no caso dos homens, precisa estar em dia com as obrigações militares).
  • Ter mais de 18 anos e menos de 70.
  • Estar filiado a um partido político.
  • Residir no local em que pretende se candidatar.

Quais cursos devo fazer?

Para se tornar político você não precisa necessariamente de nível superior. Existem vários que só possuem o Ensino Médio ou são semianalfabetos.

No entanto, tendo formação superior, a pessoa possui uma visão mais ampla do mundo e da sociedade. Graduações como direito, ciências políticas, administração, economia ou ciências sociais podem te ajudar e muito nas decisões e propostas que você possa ter.

É comum ver vários políticos graduados nessas áreas citadas acima, então agora vamos falar um pouco mais sobre eles:

Direito

Direito

Te apresenta os diversos campos das leis brasileiras e isso vai ser muito importante na sua carreira política, pois te dará uma visão bem ampla da Constituição e Leis complementares.

Ciências Políticas

Ciências Políticas

Não pessoal, esse curso não vai te ensinar a virar político, ele vai te mostrar como se dá a formação de um Estado, como as políticas públicas agem e mais importante, como funciona o complexo jogo da democracia.

Administração

Administração

Sem dúvida um dos mais importantes, pois o bacharel em Administração aprende como gerir a não só organizações particulares, como também a máquina pública.

E cá entre nós, a maioria dos políticos hoje em dia parece que tem problemas em gerir as finanças públicas não é mesmo?

Com sua formação ampla, o bom administrador estará apto a resolver os problemas que possam surgir. Além disso, a formação em marketing pode ser de grande ajuda nas campanhas eleitorais.

Ciências Sociais

Ciências Sociais

Vai te ajudar a compreender melhor tanto a política, quanto a sociedade de uma forma mais humana e possui um currículo bem amplo, englobando não só a Sociologia, mas também a História, Antropologia, entre outras.

Conforme já dissemos, para ser político não é preciso um diploma de nível superior, mas com certeza a graduação vai te deixar um passo à frente.

O mais importante para um bom político, no entanto, é a honestidade, pois um político deve saber que todas as ações dele com o dinheiro público impactam muito a sociedade, então é importante que ele seja honesto em suas ações e gastos para que o povo não pague a conta no final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *