Conheça as 6 melhores Universidades da América do Sul

UNAM

O terceiro ano do Ensino Médio é um período de muitas escolhas para o adolescente, principalmente porque esse é o momento de escolher a carreira que ele deseja seguir e a faculdade que deseja cursar.

E se você que está lendo esse artigo agora é adolescente, pode ficar tranquilo. Estou aqui hoje para te mostrar as 6 melhores universidades da América Latina. Assim você já pode ir fazendo planos se pretende estudar aqui mesmo no Brasil, ou fora do país.

Lembrando que esse ranking é baseado na classificação da Quacquarelli Symonds, instituição britânica, que todo ano avalia e classifica universidades pelo mundo afora, levando em consideração diversos quesitos como corpo docente, qualidade de ensino, entre outros fatores.

Ficou curioso para descobrir que universidades são essas? Então vamos logo começar!

1. Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC Chile)

PUC Chile

Fundada em 1888, hoje em dia a Pontifícia Universidade Católica do Chile conta com nada mais, nada menos do que 4 campus, sendo 3 em Santiago e 1 em Villarica.

Ela é uma Universidade bem grande, com mais de 25.000 alunos, distribuídos em mais de 100 cursos nas áreas de humanas, exatas e médicas.

Vale a pena você dar uma olhada no site da Universidade que vai estar disponível logo aqui abaixo. E caso você tenha interesse, é necessário seguir alguns procedimentos para validar seu ensino médio lá.

Não deixe de conferir o site dessa mega universidade:

https://www.uc.cl/

2. Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo

Sonho de consumo de muitos estudantes no Brasil inteiro, a USP figura entre as melhores universidades do Brasil e do mundo.

Criada em 1934 e com mais de 90.000 alunos distribuídos em 183 cursos de graduação e 239 programas de pós-graduação, ela é responsável por cerca de 20% da produção científica no país.

Sem dúvidas que é uma instituição de ensino de excelência.

Se você tem vontade de  ingressar em um dos 8 campus da USP fique atento, pois a forma de ingresso na universidade é apenas pelo vestibular próprio deles.

Maiores informações você encontra no site da instituição, que está logo aqui abaixo:

https://www5.usp.br/

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unicamp

Situada em Campinas, a Unicamp é uma das maiores universidades do Brasil, com mais de 40.000 alunos.

Fundada em 1966, ela conta com cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado em diversas áreas.

Lembrando que a Unicamp aceita como forma de ingresso o ENEM, além de possuir seu próprio vestibular, que juntamente com o da USP é um dos mais concorridos do país.

Ficou interessado e quer estudar lá? Então não perde tempo e entra no site para conhecer os cursos que a universidade oferece.

https://www.unicamp.br/unicamp/

4. Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

UNAM

Fundada em 1551, ainda como Real e Pontifícia Universidade do México, ela é hoje a mais importante do México e maior em número de alunos na América Latina, com mais de 130.000 alunos matriculados em cursos de graduação e pós.

Para ingressar na UNAM, além dos documentos legais, é exigido que o candidato tenha nível de inglês ou espanhol mínimo B2 comprovado através de exames internacionais.

Se você está interessado em conhecer os cursos que a universidade oferece, vale a pena conhecer o site da instituição:

https://www.unam.mx/

5. Universidade dos Andes (Uniandes)

Uniandes

Situada na Colômbia, essa é uma instituição particular, criada em 1948 e que hoje conta com mais de 18.000 alunos em diferentes cursos de graduação e pós, além do mestrado e doutorado.

Ela conta com uma estrutura invejável, tanto de laboratórios e salas de aulas, como também na área esportiva, com quadras e piscinas para os alunos.

Maiores informações sobre cursos e formas de ingresso, você pode encontrar no site da instituição:

https://uniandes.edu.co/es

6. Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM)

ITESM

Localizado no México também, o ITESM foi fundado em 1943 e é uma instituição privada.

Com o compromisso a mais de 75 anos com uma educação de qualidade, o Instituto conta com mais de 90.000 alunos em seus programas de graduação e pós-graduação.

Se você deseja conhecer mais sobre o Instituto, bem como as possíveis formas de ingresso, não deixe de acessar seu site:

https://tec.mx/es

Como você pode perceber, a América Latina está cheia de importantes universidade, que inclusive estão entre as maiores do mundo, como é o caso de muitas dessas que estão citadas aqui.

E esse é apenas o top 6 da América Latina.

Mas é claro que no Brasil existem diversas outras universidades igualmente boas e que aceitam a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Vale lembrar ainda que se você está pensando em fazer sua graduação fora do país, ao retornar é necessário que você passe por um processo de validação do seu diploma de nível superior junto ao MEC para aí sim poder exercer a profissão no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *